Regulamento

REGULAMENTO IRONVA’A 2021

 Regulamento IronVaa

 

SOBRE A COMPETIÇÃO

A prova será realizada na raia entre as cidades de Búzios e Arraial do Cabo. Não basta estar apenas preparado fisicamente, o atleta/equipe deve estar preparado psicologicamente. O percurso tem aproximadamente 31 Km entre as Praias do Canto (Búzios) e Praia do Pontal (canto direito). A prova IRONVA’A é uma prova sem troca, sem revezamento.

O regulamento deve ser conhecido em todos os seus detalhes antes de efetivar a inscrição, já que não haverá devolução do valor pago por simples desistência. Tenham especial atenção ao item EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS e demais regras de segurança.

A equipe que estiver inscrita e no momento da largada, apresentar qualquer desacordo como a falta de algum equipamento obrigatório, não entrega do termo de responsabilidades, falta de numeral na canoa, não realização do check-in, será IMPEDIDA de largar. As autoridades da Capitania dos Portos, presentes ou não na água, serão imediatamente reportadas caso a equipe desrespeite a ordem de não largar.

Qualquer violação das regras de regata pode resultar na desqualificação ou penalidade com o acréscimo de tempo.

SOBRE CATEGORIAS

OC6 Open Masculino e Feminino (equipe com 6 atletas)

OC6 Master Masculino e Feminino (equipe com 6 atletas, todos com 40 anos completos ou completando no ano da prova)

OC6 Masculino e Feminino Super Máster (equipe com 6 atletas, todos com 50 anos completos ou completando no ano da prova)

OC6 Mista (equipe com 6 atletas onde 50% deve ser do sexo oposto)

V6 Open (equipe formada com qualquer sexo ou idade)

V3 Masculina e Feminina (equipe com 3 atletas do mesmo sexo)

V3 Mista (equipe com 3 atletas sendo ao menos 1 do sexo oposto)

SOBRE A LARGADA E CHEGADA

Na largada o encontro das equipes inscritas deve acontecer não na areia, mas no mar, no ponto determinado como ponto de encontro e largada, fique atento a qualquer atualização sobre este tema no site e nas redes sociais.  A organização estará posicionada com os barcos no local onde deve acontecer o alinhamento das canoas. Todas devem passar pelo barco do Juiz e confirmar presença, antes de aquecer, alinhar ou qualquer outra atividade.

A chegada será computada quando a canoa passar entre a boia e a embarcação do juiz, que estarão próximos à margem no canto da Praia do Pontal.

IMPORTANTE . Após computada a chegada a saída deve ser cautelosa. Em um dia com ondas a organização orientará a equipe sobre qual o melhor maneira de deixar o mar. Este será um momento de grande atenção e boa leitura, pois a saída sem acidentes dependerá 100% da habilidade da equipe.

Na areia, a organização poderá exigir a pronta desmontagem e embarque das canoas das equipes em suas carretas ou carros, isso se dará em caso de a prova ser realizada ainda dentro de um quadro pandêmico grave. No caso de estarmos em uma situação mais confortável e autorizada pelo poder público, desmontar as canoas assim que sair da água não será uma exigência.

SOBRE CANCELAMENTO, MUDANÇA DE DIA, HORÁRIO OU PERCURSO.

Plano B Caso as condições no dia de prova impeçam a navegação minimamente segura durante o percurso, este poderá mudar e o novo formato será definido em até 3 dias antes da prova, ou até mesmo na hora.

Esta raia é conhecida pelos fortes ventos e ondulações, mas para que a prova possa ser realizada, vamos impor limites de enfrentamento destas condições.

Cancelamento A competição pode ser adiada para o domingo ou para nova data, caso as condições do mar ofereçam riscos acima do permitido, e quem avaliará e decidirá sobre isso, será a direção de prova e os representantes da Capitania dos Portos local / Marinha. É bastante comum a Capitania dos Portos emitir o nada a opor, mas seguir monitorando as previsões e barrar a prova até no dia dela. O atleta NÃO terá qualquer influência nesta decisão e qualquer atitude constrangedora ou ofensiva aos representantes da organização e/ou capitania, por parte do competidor/res, será rigorosamente penalizada pela organização.

O adiamento pode também acontecer por motivos de saúde pública.

Mudança de dia ou horário

  1. Mudança do dia da prova do sábado para o domingo da mesma semana
  2. Mudança da prova para o final de semana seguinte ou data posterior
  3. Mudança no horário da largada, caso acredite em condições mais seguras um pouco mais tarde.

Importante Todos os remadores devem comparecer ao briefing pré prova ou participar do briefing eletrônico, ao vivo, no dia e hora divulgados. Qualquer engano durante a prova, ou falta de informação por não ter participado do congresso, retira o direito qualquer recurso.

SOBRE PREMIAÇÃO

A prova além de medalhas, poderá ter kits de patrocinadores e até premiação em dinheiro, mas isso será anunciado caso se concretize.

SOBRE EQUIPAMENTOS OBRIGATÓRIOS E HIDRATAÇÃO/ALIMENTAÇÃO

  • Levar hidratação e alimentação suficiente para a prova
  • Colete salva vidas no corpo dos seis remadores
  • 1 Apito por atleta preso no colete
  • 2 Baldes ou embalagens para esgotamento da canoa
  • 2 celulares protegidos e com os telefones da organização gravados e aplicativo de localização indicado pela organização instalado
  • Um remo extra, preso na canoa

Atenção: Cada atleta deverá estar vestido com o colete de flutuação, proporcional ao seu peso, durante o tempo todo de prova.

Qualquer fraude como a retirada do enchimento do colete, material responsável pela flutuação, a desclassificação da equipe será sumária.

Sugestão: Tenha uma saia para a canoa, a organização poderá soltar uma nota, um dia antes, sugerindo ser mais seguro o uso. Isso dependerá da previsão. Nesta etapa IRON VA’A a equipe precisa ir com saia ou Spot ou barco de apoio. Informe a organização sobre qual destes itens você vai optar.

SOBRE A RECEPÇÃO DOS ATLETAS

O Kit do atleta será composto por alguns itens que podem ser diferentes ano a ano, mas o principal e que sempre estará no kit é o número adesivo de canoa, que deve ser colado na proa com atenção e cuidado, para que este não caia durante a prova. O lado desta colagem será sempre informado no congresso técnico.

O kit com os itens dos atletas será entregue para o capitão.

SOBRE EMBARCAÇÕES E CONTROLE DE PROVA

Barcos da organização. O atleta deve ser autossuficiente, mas poderá contar com o auxílio dos barcos da organização que acompanharão a prova estrategicamente.

Barco de chegada. Ancorado ao lado das boias de chegada

Barco de ponto de controle. Os pontos onde os barcos PC estarão: 7 Km de prova, na altura da Praia da Ferradura e aos 23 Km de prova, na Ilha dos Papagaios, de acordo com orientações prestadas no briefing ou congresso, além disso teremos no meio da prova PC’s de observação e que não são obrigatórios a passagem.

Barco de fechamento. Barco que fará a varredura final de prova, até chegar no Pontal.

Barco auxílio. Barco responsável pelo atendimento a equipes com dificuldades.

EXIGÊNCIAS E REGRAS PARA EMBARCAÇÕES PRÓPRIAS

A organização autoriza a presença de embarcações próprias, mas atenção para as observações abaixo.

  1. Cada barco deve ser comandado por piloto habilitado e experiente na região. Cada barco deve ter além do piloto um ajudante, pois em qualquer intervenção o piloto não pode abandonar a condução do barco.
  2. Cada embarcação deve estar devidamente registrada na capitania dos portos para “mar aberto”.
  3. Cada embarcação deve obrigatoriamente rádio de comunicação para que possa se comunicar com outras embarcações e receber informações da capitania local via canal 16
  4. Cada embarcação deve ter todos os equipamentos de salvatagem exigidos pela marinha bem como a validade destes itens dentro do padrão exigido em águas brasileiras.
  5. Cada embarcação deve ter um cabo de no mínimo 6 milímetros para puxar a canoa em caso de abandono de prova.
  6. Embarcações que facilitarem a navegação das canoas competidoras, fabricando ondulação com o casco, serão retiradas da prova imediatamente e a equipe poderá sofrer penalização de acréscimo de 15 minutos no tempo final, e até a desclassificação.

DETALHES SOBRE A COMPETIÇÃO

Horário. Os horários serão respeitados (vide o site) e a organização não esperará nenhuma equipe por nenhum motivo. Prepare-se para que não tenha problemas.

Largada. Todas as equipes inscritas deverão estar no local de largada, no mar, entre 7h15 e 7h45. As equipes devem escolher seu local de entrada no mar e seguir até a largada.

Checagem de equipamentos. Haverá checagem visual de equipamentos, principalmente coletes e remo extra.

Largada. A largada será administrada por buzina e bandeiras.

1º Toque com bandeira branca – Alinhamento

2º Toque com bandeira vermelha – Largada a qualquer momento

3º Toque com bandeira verde – largada autorizada

Se uma bandeira preta subir em qualquer momento, isso caracteriza que alguma equipe está fora do alinhamento e largando assim, esta sofrerá penalização com o acréscimo de 3 minutos no tempo final de prova.

Possibilidade de Corte . A organização não determinou corte para esta prova, mas poderá instituir este corte até mesmo um dia antes da prova. Em caso de corte ele será feito no PC2, onde qualquer equipe que não alcançar este ponto em até 180 minutos de prova, será considerada “desclassificada”, devendo deixar o mar imediatamente pelo canto do Forte na Praia do Forte.

 

 

 

 

 

 

PONTOS DE PASSAGEM OBRIGATÓRIA OU “PC”

 

Os pontos de controle ou passagem obrigatória, tem a finalidade de potencializar o controle de segurança da prova. São pontos onde o barco de fechamento de prova vai confirmar se todas as canoas que largaram passaram por ali, a partir disso, a embarcação do “PC”, iniciará o mesmo trabalho de varredura. No final da prova teremos 4 barcos fechando a prova.

 

 

Os pontos onde os barcos PC estarão: 7 Km de prova, na altura da Praia da Ferradura, aos 15 Km de prova, aproximadamente, teremos ponto de controle de observação, não exigindo a passagem do atleta. O segundo PC obrigatório estará a aproximadamente a 23 Km de prova, entre o Costão e a Ilha dos Papagaios, ponto este onde o corte poderá ser feito. Não passar pelos PC’s desclassifica automaticamente a equipe.

 

DURANTE A PROVA

 

Informar a organização. Equipes que por qualquer motivo desistirem da prova e deixarem o mar em algum ponto, devem informar a organização IMEDIATAMENTE, insistindo até que a informação chegue até ela. A não comunicação da desistência, poderá causar um grande transtorno para a organização, pois esta ficará procurando a equipe.

Qualquer gasto que a organização tiver na ativação de helicópteros, barcos e equipes de busca, além da Capitania dos Portos e Bombeiros, será cobrado do responsável / atleta, que corre o risco de ser responsabilizado juridicamente pela atitude irresponsável.

 

DESISTENCIA E DESCLASSIFICAÇÃO

  • O time que desistir da prova, em qualquer ponto dela, estará automaticamente desclassificado
  • O time que fizer a inscrição em um tipo de casco ou canoa, e competir com outro, será desclassificado. Exemplo: Inscrito em canoa OC6 e competiu com V6.
  • O time que desistir da prova e por escolha, desembarcar em qualquer praia no percurso, deverá imediatamente informar a organização. A falta de sinal de telefone, obriga a pelo menos um dos integrantes buscar imediatamente um canal de comunicação.

 

PREMIAÇÃO

As medalhas tanto de participação como de premiação terão sempre uma forma pré divulgada de entrega. É obrigação de cada equipe fazer a retirada ou recebimento no final da sua prova, da maneira combinada.

A organização jamais deixará de entregar as medalhas no final da competição, mesmo que a maneira ou horário sofram mudanças. Neste caso a mudança será sempre justificada por alguma necessidade extrema da organização, como garantir o bem-estar e segurança dos seus staffs e/ou atletas.

A equipe que não participar da cerimônia de premiação, que não fizer a retirada de suas medalhas tanto de premiação como de participação, perde o direito de recebê-las.

 

Serão premiadas as equipes de 1ª a 5ª colocação, podendo haver premiação em dinheiro distribuídas de acordo com as regras da Tríplice Coroa. Esta premiação poderá ser confirmada a qualquer momento e consequentemente melhorando a pontuação da prova.